Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

One Piece Finalmente Lançado - Resenha


Depois de muita espera e frequentes atrasos e problemas técnicos, finalmente nesta quarta feira 15/02/2012 chegou em nossas mãos o mangá tão aguardado por fãs em todo o Brasil. One Piece!


 Adaptação:

A parte técnica do mangá segue o padrão da panini, ou seja, papel pisa brite de qualidade sem nenhum problema de transparência. A capa como todos já sabem teve algumas modificações por conta de clausulas de contrato impostas pela jump, que alias foi um dos motivos do atraso do mangá, pois o pessoal da panini teve que fazer outra capa, que é justo essa que temos, logo a cor de fundo é diferente, e os mapas que haviam no fundo da original foram removidos, no local foram inseridos linhas diagonais. A principio tinha estranhado a capa, mas vendo ela em minhas mão ao vivo, essa me pareceu bem mais agradável e bonita. Como de costume também, nas capas internas temos algumas palavras de Oda em meio a um fundo colorido e na capa interna final o logo de One Piece Colorido também.

A tradução ficou a cargo de Drik Sada, que por sinal ficou de ótima qualidade, com textos bem condizentes e coerentes no sentido de adaptação. Pra quem estava temendo a fidelidade em relação ao nome dos golpes do Luffy, pode ficar tranquilo, os golpes não sofreram tradução e são falados da mesma maneira que vemos no anime, como por exemplo, "Gomugomu-no PISTOL", ou seja, nada de "Pistola" kkkkk.

Um detalhe que me chamou a atenção são as Onomatopeias, que são aqueles sons de chuva explosão expressos por letras enormes ao redor da cena. Nos mangás de Naruto e Bleach publicados pela Panini, essas onomatopeias estão totalmente traduzidas por exemplo "Bommm" "Slapch" porém em One Piece, as onomatopeias estão em caracteres japoneses com a tradução logo ao lado, o que é uma coisa muito agradável de se ver e valoriza a arte original do mangá. Fico me perguntando o porque da Jump exigir que Bleach e Naruto tenham suas onomatopeias traduzidas....

O famoso glossário da panini está presente como de costume. E como sempre com referências muito bem explicadas que ajudam a entender determinadas palavras condizentes com a cultura japonesa.

As fontes utilizadas nas falas dos personagens estão ótimas e variam de acordo com o tom e emoção expresso pelos personagens, o que ajuda na imersão do conteúdo da história e do que o autor deseja passar na obra. Ponto pra panini.

Arte do mangá:
A arte do mangá é de encher os olhos, apesar de ter um estilo mais cartunesco de desenho, os desenhos de Eiichiro Oda são incríveis, cada detalhe de cenário e dos personagens são muito detalhados, com um esmero visto em poucos títulos. É incrível ver essa qualidade em um mangá publicado semanalmente. Entre os capítulos do mangá existem alguns extras bem divertidos, porém prefiro quando os autores escrevem seus pensamentos e o processo de criação do mangá, vamos ver se isso aparece mais para a frente.


Veredito!
Não fiz questão de dar um resumo da história, pois a maioria do pessoal está careca de saber, e quem ainda não conhece já deve ter lido no checklist ou em algum site de entretenimento. Em relação a história, ela é cativante e vai por uma linha mais comédia e ação, mas com suas pitadas de reflexão e profundidade que em certos momentos conseguem arrancar lágrimas. Os personagens, tanto vilões como companheiros do chapéu de palha dispensam comentários e tem uma verdade e vivacidade fora do normal, parecem que estão vivos de verdade dentro das páginas do mangá. Pra finalizar a história tem um ritmo lendo em relação aos desdobramentos da história do One Piece e das manipulações da marinha mundial.


Mais do que recomendado, se não comprou o seu ainda, garanta, pois tenho fortes palpites que esse mangá vai esgotar na primeira tiragem!










Nenhum comentário:

Postar um comentário