Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Final Fantasy Versus XIII - O RPG Japonês mais aguardado dos últimos anos


Em Final Fantasy Versus XIII nós teremos um mundo livre e vasto; o personagem na maior parte do tempo caminhará entre os cenários, podendo pular de lugares altos para cortar caminho. As áreas serão amplas e interativas, e o jogador poderá explorá-las por completo exceto as montanhas. Nas cidades, será usado o mesmo tipo de controle, e haverá lojas para consulta. Foi confirmado que o game contará com meios de transporte, como um carro, que estará disponível quase sempre para facilitar o percurso. Em batalha, Noctis também poderá dirigir tanques e robôs provisoriamente. A exploração se dará também por meio de um World Map, função ausente na série desde FFIX, na época do PS1, e o jogador poderá usar airships para atravessá-lo. Interessante é que elas servirão como meio de ataque também, mas como é desconhecido.

"Outro dia eu presenciei um teste com a airship sobrevoando o World Map. Eu senti que estava vendo uma cena clássica de Final Fantasy pela primeira vez há muito tempo. Embora, o fato das coisas terem ficado mais realistas nos preocupou com o que fazer com a escala. É a mesma dos títulos passados, porém, mesmo assim, é tão ampla que você mal pode avistar a primeira cidade."
 - Tetsuya Nomura.


Uma novidade fantástica é que agora haverá uma passagem de tempo real nos cenários, do dia para noite. A equipe confirmou que estão utilizando cálculos de física para que a transição temporal seja natural e suave. Eles também estão usando o mesmo esquema na movimentação das nuvens, e nas mudanças no seu tom de cor. Esse sistema de ciclos deverá desencadear mudanças significativas, como monstros aparecendo em horários diferentes, ou atividades momentâneas nas cidades. Nós podemos esperar um mundo realmente intenso e crível aos nossos olhos, cheio de recursos inéditos. Apesar de tudo, Nomura acha que Versus XIII não será tão aberto, e define o game como um Final Fantasy 2D com gráficos em HD, numa perspectiva em terceira pessoa.

 


“Não queremos um RPG clássico baseado em comandos e menus. Nossa intenção com Final Fantasy Versus XIII é de criar um sistema mais orientado a ação com controles intuitivos, seguindo uma linha próxima do sistema de batalha de Kingdom Hearts, o que não quer dizer que o game será só ação. A única instrução que dei á equipe é de se espelhar nos melhores exemplos de third person shooters. Não em termos de controle ou mecânicas de jogo, mas da maneira que eles incorporam a ação dentro de um clima de tensão.”
 - Tetsuya Nomura

A equipe já revelou em entrevistas como será o controle nas batalhas com o protagonista Noctis. Também, o trailer inicial e uma prévia liberada para o público, que mostrava um pouco do que seria esse novo sistema, indicaram que o personagem poderá selecionar uma variedade de armas, materializadas com a força do cristal através de uma runa azulada que brilhará no protagonista.

No combate, cada arma apresentará um método de ataque diferente, e a câmera irá alternar dependendo da arma que for usada. Um sistema de customização de equipamentos será incluído de alguma forma. Nomura deixou claro que todo esse arsenal não estará disponível no início do game, porém, segundo ele, quem quiser poderá ficar tão forte e ágil como Noctis aparentou ser no trailer. Em contraste com os demais títulos, e para elevar a proposta realista de Versus XIII, será incluído um grau maior de violência, e os inimigos expelirão sangue.
Há um setor da jogabilidade em que a equipe realizou muitos testes, em relação a uma habilidade única de Noctis. Ele poderá desaparecer se teletransportando para o local onde lançar sua espada. No jogo, no momento em que a espada fincar em uma superfície sólida (uma parede, por exemplo), o jogador poderá se teletransportar para ela. Essa mecânica abrirá um leque de possibilidades nos confrontos; os jogadores deverão tirar proveito máximo de todo o ambiente para ser bem-sucedido, utilizando tanto áreas abaixo como acima do personagem. A complexidade e mobilidade serão fantásticas como nos trailers, o que aumentará o nível de estratégia. Já que os ambientes exercerão um papel importante no jogo, a equipe valorizou bastante o level design.



"Uma das direções que me interessa é de como desenvolver e criar, usando o PS3, um ambiente sem loadings. No passado, o espaço de campo era sempre limitado tecnicamente. Em Versus XIII, nós queremos um ambiente ilimitado, para criarmos novas situações e elementos. Por exemplo, alguém poder atirar em você á uma distancia enorme, ou uma batalha acontecendo fora e dentro de um prédio de uma maneira suave." - Tetsuya Nomura

Loadings serão pouquíssimos durante o game, e apenas acontecerão entre a transição de áreas muito grandes. A equipe está tentando reduzir o máximo possível, e querendo programar um tipo de loading que carrega enquanto o jogador estiver assistindo a uma cutscene, tudo isso para que a experiência de jogo seja mais imersiva. As batalhas não sofrerão loadings também e poderão se estender através de diversas áreas, um confronto poderá iniciar numa área x e terminar em y sem nenhuma interrupção. O encontro com os monstros acontecerá diretamente nos cenários, com cada inimigo tendo seu próprio método de aproximação. Até agora, os soldados e o Behemoth do exército foram os únicos inimigos revelados.
Muitos que viram o trailer ficaram em dúvida quando os olhos de Noctis se tornaram vermelho. Segundo Nomura, eles mudarão de cor dependendo dos movimentos e emoções do personagem. Em batalha, o olho do personagem ganhará um tom avermelhado; e também quando Noctis se teletransportar, um flash branco brilhará de leve em seu cabelo. Nomura disse que seus olhos poderão alternar para outras cores, incluindo verde e amarelo. Apesar de podermos deduzir o motivo, ainda é incerto o significado das mudanças.
Até agora só foram reveladas informações de Noctis, mas o jogador terá em disposição mais party members em combate, cada um com seu próprio estilo de luta e habilidades. Todos serão controláveis em batalha; Também já foram confirmadas a presença de magias e summons, e de um sistema de leveis, mas como funcionarão dentro do jogo ainda é um mistério. Outros comandos disponíveis serão as Ex-arts, habilidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário