Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Studio 60 on the Sunset Strip e The Newsroom - Opinião


  Aaron Sorkin ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2011 pelo excelente “A Rede Social”, dirigido por David Fincher. Nesse filme é possível ver todas as marcas registradas de Sorkin em sequência: A verborragia, os diálogos rápidos e o walk and talk, as mudanças bruscas de tempo e espaço... Só que é um filme com o roteiro adaptado de uma obra (praticamente) biográfica. Não era possível ver como Sorkin conduz uma história criada por ele.

  Sorkin escreve episódios de séries pra televisão há muitos anos. Foi o criador de Sports Night The West Wing, Studio 60 on the Sunset Strip e a nova e badalada The Newsroom. Eu, assisti as duas últimas, e posso afirmar com toda a certeza, que são duas das melhores séries que eu já vi na vida. E olha que eu já muitas, mas muitas séries.

  Comecemos falando de Studio 60, atualmente no meu Top 5 de séries. Studio 60 trata da vida de algumas pessoas qe fazem um programa de humor em uma rede aberta fictícia americana. Os protagonistas são o roteirista Mathew Albie(Mathew Perry) e o produtor executivo  do programa, Danny Tripp (Bradley Whitford). A série é uma crítica direta as produções televisivas burras e alienantes. O “entretenimento de massa”. A tentativa dos protagonistas em fazer um programa de humor que seja, de fato, engraçado e ao mesmo tempo crítico, é o ponto central da história. E é inegável que Sorkin leva jeito para escrever esse tipo de história. Studio 60 começa com uma cena bombástica, arrepiante mesmo, e a forma como os vários plots da série são conduzidos a partir daí é exemplar. Os diálogos, o humor, os romances e as amizades das pessoas no set são geniais.
  Além disso, xão explorados temas relevantes tanto no programa quanto na vida dos produtores e atores. Os Romances entre Mathew e Harriet Heyes (a adorável Sarah Paulson), uma das atrizes do show, e o de Danny com Jordan McDeere (Amanda Peet em um papel no mínimo mil vezes melhor do que qualquer outro em que eu já a tenha visto) são conduzidos com maestria. Além disso, todos os coadjuvantes são incríveis, a série explora várias esferas dentro da emissora de TV, dos atores, a presidente, intercalando tudo de forma a deixar o espectador interessado em tudo o que pode vir a seguir. Você quer ver  no que vão dar os romances (além dos dois principais tem mais um, muito bonito), mas também quer ver como vai se desenrolar aquela história do processo que a emissora sofreu e todos os outros plots. É incrível.

  O único defeito da série acabou sendo aquilo que ela mais critica. Studio 60 passava na NBC, um canal aberto. Uma série como esta, normalmente não faz sucesso na TV aberta, onde o entretenimento é justamente aquele considerado “de massa”. Resultado: A série foi cancelada com apenas uma temporada produzida, e com um final que apesar de satisfatório, poderia ter sido infinitamente melhor trabalhado. Isso é tão irônico... Durante a série, uma das histórias apresentadas é a tentativa de Jordan de levar uma série sobre as nações unidas a sua emissora, visando aumentar o nível do entretenimento proporcionado. Um dos personagens fala isso: “Esse programa teria muito mais futuro na HBO!”. E isso acaba valendo para Studio 60 também, se fosse da HBO, talvez estivessemos hoje assistindo a sua sétima ou oitava temporada...

  Mas então, quando tudo parecia perdido, Aaron Sorkin ataca novamente. Desta vez na HBO, com a espetacular The Newsroom. Esta nada mais é do Sorkin tentando de novo. Ele que fazer o que ele não conseguiu em Studio 60, e desta vez, tudo indica que terá sucesso. Praticamente tudo que fazia de Studio 60 uma ótima série está presente em The Newsroom:  Um elenco nada menos do que estelar (sinceramente, não sei de qual elenco eu gosto mais), contando com Jeff Daniels, Emily Mortimer, Alison Pill (Sim, é Kim Pine de Scott Pilgrim!!!!! É a coisa mais lindinha do mundo), Dev Patel ( de Quem Quer Ser um Milionário?) entre outros tão bons quanto. As tramas das duas séries são muito parecidas, troca-se o set de um programa de humor pela redação de um telejornal e voilá. Temos dúzias de personagens carismáticos, episódios dirigidos de forma magnífica (Studio 60 também tinha isso), além de muito bem escritos, com todas as marcas de Aaron Sorkin (embora The Newsroom nos deixe respirar com mais freqüência do que o habitual). Se os episódios 4 e 10 principalmente, não fizerem você ficar roendo as unhas ( o final do episódio 4 mesmo não é nada menos que devastador), então não precisa mais assistir e minha sugestão aqui não valeu de nada para você.

Abaixo: Allison Pill S2



  Outra coisa impressionante em Sorkin, é que ele escreve TODOS os episódios das duas séries. Normalmente os criadores escrevem apenas alguns episódios, os outros são escritos por roteiristas assistentes (tome como exemplo Alan Ball, que escreve apenas três ou quatro episódios em algumas temporadas de True Blood e Six Feet Under).

  Resumindo, assista Studio 60 on the Sunset Strip, e assista The Newsroom. Ambas podem soar um pouco “patriotas” as vezes, mas são emocionantes, chocantes em algumas partes, geniais em outras e empolgantes 100% do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário