Pesquisar este blog

domingo, 5 de agosto de 2012

O Pistoleiro – Resenha




  Muito se fala da série A Torre Negra de Stephen King. De “A melhor série de fantasia ever”, a “o primeiro livro é uma bosta”. Acabo de terminar o primeiro, e vou dar a minha opinião de forma bem resumida.

  A História

  Em O Pistoleiro, o primeiro dos sete livros de “A Torre Negra”, somos apresentados a Roland Deschain, o último pistoleiro de Gilead, um cara que por algum motivo (e com uma determinação absurda), está em busca da Torre Negra, um local místico, que aparentemente é o centro do universo. Neste primeiro livro, o avanço da história é o seguinte: Roland está atrás de um homem misterioso através de desolados cenários desérticos. Este homem parece ser a chave para que ele consiga chegar até A Torre. Roland passa o livro todo correndo atrás do homem, que ele chama apenas de “O Homem de Preto”. No meio do caminho, ele encontra alguns personagens que ajudam a entender este mundo maluco (é sério, você nunca viu nada igual), e um personagem especial, que começa a acompanhar Roland, além de jogar um prisma diferente na compreensão do que pode ter acontecido com o mundo. Ao final (não é spoiller nenhum, é algo esperado durante todo o livro, e óbvio que vai acontecer), temos o encontro com o Homem de Preto, e uma parte aparentemente mínima da história (dado o nível de informação que o livro sugere, mas não explica) nos é revelado.

  Opinião

  Quando comecei, li a metade do livro quase de uma tacada (ok, é um livro curto...), devido a estranheza e fascinação que o mundo de King causa. Mas confesso que a parte bem no meio do livro, até perto do fim, é bem monótona. Nota-se que King era ainda um autor iniciante nesse livro, que por várias vezes é confuso. Mas então, chega-se no final, e a vontade de continuar lendo é tamanha, que você esquece esses detalhes. Ao final,  a proporção da história toma contornos tão amplos, que é impossível não ter certeza de estar diante de uma trama absolutamente épica. Tanto em tamanho (todos os livros da série tomam mais de 4 mil páginas) quanto em conteúdo (a quantidade de tópicos que são discutidos é enorme).
  O próprio Stephen King pede “desculpas” na introdução do livro, diz que sabe que este primeiro volume é difícil de ler, mas que quem persistir, verá que no segundo a história toma sua real forma. E eu vou persistir. Este livro pode não ser um primor, mas com certeza cria uma expectativa gigantesca para os próximos.

O Pistoleiro – Stephen King
Editora: Suma das Letras
Páginas: 221
Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário