Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Resenha



Eu estou com muitas idéias de postagens atrasadas na minha cabeça. Nas últimas semanas li muitas HQs, joguei alguns games, e assisti muitos filmes e séries, entre outras coisas que eu estou a fim de falar aqui no blog. Para falar de tudo, é melhor começar a escrever. E o melhor pra começar, principalmente devido a questão de estar na boca do povo, é Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

  Assisti o filme nesse sábado 11/08/2012. Infelizmente, dublado. Por este motivo, vou esperar pra assistir novamente no áudio original pra dar uma nota, ou uma avaliação mais precisa. Mas o que falar do filme mais esperado do ano?

  Comecemos falando de Christopher Nolan e dos dois filmes anteriores. Nolan é um dos meus diretores favoritos da atualidade. Eu gostei de todos os seus filmes. Acho-o inventivo, inovador e sempre recompensador. Mas todos os seus filmes, exceto um, me deixaram com um gosto de “faltou alguma coisa pra ser épico”. Amnésia, Batman Begins, O Grande Truque, Inception, e agora, O Cavaleiro das Trevas Ressurge, a mesma coisa (não contando Insônia, pois nem parece um filme de Nolan). Gostei de todos esses, muito, mas apenas O Cavaleiro das Trevas está entre meus filmes favoritos. Aquele sim era um filme irrepreensível. Grandes atuações (e não só do famigerado Coringa de Heath Ledger), uma história perfeita, com reviravoltas que me fizeram vibrar várias vezes (a transformação de Harvey em Duas Caras é...), além de ser amarradinho, sem pontas soltas (mas claro, com o final aberto).  

  E OCdTR é sim, excelente. Possui cenas incríveis, um elenco tão bom ou até melhor que os anteriores e um feeling épico muito mais pronunciado. O problema pra mim foram, sim, coisas fáceis de se relevar, em sua maioria relacionadas ao roteiro. Furos ou decisões estranhas que até nem incomodam muito, principalmente devido a direção sempre precisa de Nolan em empolgar. Prefiro não dizer aqui quais cenas exatamente são essas que me incomodam um pouco quando eu penso agora no filme pra não dar spoillers, mas elas existem. Um outro problema se dá pela censura do filme, que ameniza bastante a violência em algumas cenas. Mas disso Nolan não podia fugir. Se as cenas violentas do filme fossem mais realistas, muitos jovens não poderiam assistir nos cinemas e então a Warner perderia muita grana. As reviravoltas deste também não são tão bacanas quanto as dos filmes anteriores, são mais previsíveis (exceto uma no final, que é absolutamente inesperada, seja você veterano dos quadrinhos ou não).

  Os novos personagens são muito legais. Bane (Tom Hardy) é muito bem feito, tem uma história muito legal e um tipo de personalidade que funciona muito bem no filme, para entreter e cativar. A Mulher-Gato (Anne Hathaway é um espetáculo) ficou muito legal, e é o grande destaque do filme, junto com Blake (Joseph Gordon-Levitt), que se apresenta de uma forma muito diferente da habitual. Miranda, interpretada Marion Cotillard, e os veteranos Michael Caine, Morgan Freeman e Gary Oldman também estão muito bem.

  Os efeitos especiais e as cenas de ação estão incríveis. A moto do Batman é tão legal quanto o seu novo veículo aéreo, e ambos protagonizam algumas das melhores cenas de ação do filme. As lutas corpo a corpo entre Batman e Bane estão brutais, sem exageros e muito empolgantes. Aliás, este é um dos únicos pontos que eu reclamava no segundo filme, as lutas sem armas eram meio sem sal, embora as perseguições fossem melhores do que nesse último. A trilha sonora acompanha essas passagens muito bem e empolgam muito. Hans Zimmer é o cara.

  Não tenho muito mais o que falar desse filme sem dar spoillers. Em uma postagem mais pra frente, colocarei os spoillers para dizer o que me incomodou e o que eu gostei especificamente. “Mas afinal cara, qual é o mais legal da trilogia?” Bom, é uma trilogia. Cada filme completa o outro, e todos são excelentes. Mas não há como não ter preferências. Pra mim, a ordem atual é: O Cavaleiro das Trevas, Batman Begins, O Cavaleiro das trevas Ressurge. Sim, é a verdade. Não sei se foi a expectativa, ou o nível que foi estabelecido pelo segundo filme, mas no momento eu vejo este Ressurge como um final de trilogia digno, grandioso e emocionante, embora inferior aos predecessores. Mas Claro que vale a pena ir ao cinema assistir! Mas faça um favor a si mesmo (eu e meus amigos não tivemos escolha): Assista legendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário