Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Anime-Resenha: Persona 4 The Animation (resenha 2)





Começou o anime mais esperado do ano! Pelo menos pra mim!

Você jogou Persona 4 no Playstation 2? Se sim, sabe que o clima do jogo é excelente, que os personagens são muito carismáticos e que a as tramas principais e as subtramas compõe uma história muito boa. Caso não tenha jogado, aqui vai uma breve sinopse:

Persona 4 é um RPG de 2007 que conta a história de um garoto que vai ter que passar um ano morando com o seu tio numa cidade do interior do Japão. Logo após a sua chegada, estranhas mortes começam a acontecer e o personagem, junto com seus novos amigos, descobrem um jeito de evitar mais mortes. É uma sinopse bem tosca e incompleta, mas dá pra ter uma idéia.

Neste review, pretendo analisar Persona 4 – The Animation, a partir do ponto de vista de quem jogou o game (não terminei ainda admito). Se é fiel, se não é, quais eventuais mudanças ajudam ou atrapalham a história nessa nova mídia. Uma análise mais neutra pode ser conferida no Review do meu companheiro Édiner neste Link.

Tecnicamente falando, Persona 4 – The Animation é muito bom. A animação é fluida, a direção é legal e a trilha sonora saiu direto do game, o que é um ponto negativo e positivo ao mesmo tempo, já que algumas músicas que eram perfeitas para o jogo parecem não se encaixar no momento em que foram utilizadas no anime. Melhor dizendo, só senti isso uma vez. Nas outras as músicas funcionaram muito bem. Vale destacar que a abertura e encerramento também saíram da trilha do game.

Ainda sobre a animação, o anime segue um padrão um pouco diferente do utilizado nas cenas em anime presentes no jogo. Eu particularmente acho as animações do jogo mais charmosas, com aquela espécie de filtro, que deixa as cores mais suaves. O traço também é levemente diferente, sendo que os personagens parecem maiores no anime.

Outra coisa que me preocupava, era como seriam as dublagens. Joguei dezenas de horas do game em inglês. A dublagem americana é magnífica, e tinha medo de a japonesa ser pior (um caso raro, é verdade). Na maioria dos personagens que aparecem nesse primeiro episodio, as vozes são agradáveis. Apenas Chie Satonaka, provavelmente a minha personagem favorita, ficou abaixo do que eu gostaria. E o problema nem é só a dublagem, mas a própria personalidade dela. Pelo menos nesse início, Chie está bem diferente. Está mais espalhafatosa e exagerada. Ela já era um pouco no game, mas aumentaram o nível no anime. Mas como é só o primeiro episódio, provavelmente isso vai mudar conforme a personagem ganha mais profundidade.

É importante lembrar que agora o protagonista fala. O jogo segue um padrão de alguns RPGs, de protagonista mudo. Ele só fala o que o jogador define. No anime, isso não teria lógica, então agora ele participa ativamente das conversas. Embora ainda pareça um pouco carente de personalidade, alguns pequenos flashbacks dão a entender que a sua história será melhor trabalhada no futuro.

Só temos uma luta nesse episódio, mas que empolga bastante. Principalmente por causa da música que toca (precisa dizer que saiu diretamente das batalhas do game?).

Os cenários do anime também são muito parecidos (na verdade idênticos) aos do game, assim com a história, que segue fiel dentro do possível, obviamente, acontecendo bem mais rápido.

É bom ver que Persona 4 funciona muito bem em anime também. Ainda temos pequenas arestas que parecem estranhas no formato, mas que não diminuem a diversão proporcionada. Com certeza um candidato forte a um dos melhores animes do ano. Com a quantidade de subtramas emocionantes presentes no game, é difícil pensar que o pessoal responsável por The Animation possa pisar na bola. E já adianto para aqueles que não jogaram: o melhor ainda está por vir. Toda a profundidade da história começa a partir do próximo episódio, portanto, se não gostar desse primeiro, dê uma chance pros próximos. Recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário