Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

HQ - Resenha: Ex-Machina Vol. 1: Estado de Emergência


Ex-Machina: Volume 1: Estado de Emergência

Ex-Machina é uma série diferente. Conta a história de Mitch Hundred, um cara dotado de um super-poder: Falar com máquinas. Mitch consegue salvar uma das torres do World Trade Center, durante o atentado de 11 de setembro de 2001, mas acaba sentindo-se um fracasso por não ter conseguido salvar a primeira. Com isso, resolve usar a sua fama para concorrer a prefeitura de Nova York, onde ele supostamente poderia fazer mais pela população.

É uma premissa muito original, é verdade, mas faz a gente se perguntar como tornar essa história interessante no decorrer dos capítulos. E o roteirista Brian K. Vaugham nos dá a resposta já nesse primeiro volume, colocando crises políticas e crimes ao redor dos personagens. Sim, personagens no plural, pois Mitch tem dois “ajudantes” por assim dizer: Kremlin, e Bradbury, as únicas pessoas que conheciam os segredos de Mitch quando ele ainda era conhecido como “A Grande Máquina”.

Além disso, o autor usa uma estrutura não linear, passeando entre o passado e o presente, o que dá mais ritmo a história. Ainda quanto a trama, esse primeiro volume agrada, mas deixa muitas promessas para o futuro, mostrando pouco ainda. A série foi vencedora de um prêmio Eisner, o que nos faz criar uma expectativa grande. Mesmo assim, no geral, vale a pena conferir a história de Estado de Emergência, que na minha opinião só pecou um pouco na resolução dos crimes contra os motoristas de tratores de neve. A estrutura é muito boa e surpreende, mas os motivos que levam o culpado a fazer o que fez, não são muito aprofundados e soam superficiais.

Agora quanto a arte de Tony Harris e Tom Feister, Ex-Machina arrebenta. No começo os desenhos causam certo estranhamento, mas quando nos acostumamos, nos deparamos com uma arte detalhada e belíssima. As expressões dos personagens são muito bem retratadas assim com os ângulos cinematográficos de algumas cenas.




Finalizando
Compre Ex-Machina. Vale a pena por ser uma HQ diferente e que promete muito para as próximas edições. Eu comprei agora que está sendo relançada, mas a série foi lançada originalmente em 2005, e encontra-se no volume 6 atualmente no Brasil. Nos Estados Unidos, ela terminou de ser publicada ano passado, na edição 50 (dez volumes). Espero que a Panini relance todos os volumes novamente, para eu poder comprar todas.


Ex-Machina Vol. 1: Estado de Emergência

Nº de Páginas: 130

Editora: Panini

Preço: R$17:90

Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário