Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sandman: Os Caçadores de Sonhos




O universo de Sandman vem sendo explorado com certa freqüência pela DC/Vertigo mesmo depois que a saga de Morpheus acabou palas mãos do criador original, Neil Gaiman. Claro, as histórias paralelas nunca continham histórias do próprio Rei dos Sonhos, mas sim dos outros personagens desse rico universo.

Pra comemorar os dez anos da série, Gaiman escreveu um livro ilustrado pelo artista japonês Yoshitaka Amano (Character Designer de vários games da série Final Fantasy), ambientada no Japão, e com Morpheus dando as caras, como não poderia deixar de ser, chamado “Os Caçadores de Sonhos”. Mais alguns anos se passaram até que P. Craig Russel pegou a história desse livro para convertê-la a mídia das histórias em quadrinhos. E a conversão é tão boa, que não consigo imaginar ler essa história de outra forma.

Russel já havia trabalhado com Gaiman em outras ocasiões: Sandman 50 e a adaptação do livro Coraline para uma Graphic Novel. O traço do autor é lindo; simples, mas belo, sem exageros. As expressões dos personagens são muito bem feitas, nos passando com eficiência o sentimento. Além disso, Russel constrói cenas de várias páginas apenas com gravuras, passagens inteiras sem uma linha de texto sequer, e onde há texto, usa transcrições diretas do livro de Gaiman.

E por falar em texto, não me canso de elogiar Neil Gaiman. Ele domina a arte das palavras como poucos, controla o ritmo, cria situações mágicas com simplicidade, e acaba emocionando. O final do primeiro capítulo (a última página), é um ótimo exemplo.

Outro ponto positivo no texto de Gaiman é a forma como ele consegue inserir elementos clássicos de Sandman num conto sobre o Japão antigo. A história é supostamente baseada em um conto japonês antigo. E nós acreditamos nisso, devido a forma como a história é contada. Mas é balela. No posfácio o autor explica que na verdade, inventou tudo. E ao invés de isso diminuir a historia, eleva, mostra mais uma vez o porquê de Gaiman ser considerado um dos melhores escritores da atualidade.

Pra finalizar, não posso deixar de comentar o excepcional acabamento da Panini no álbum. Capa dura, papel couché, galeria de capas originais e alternativas, tudo por um preço extremamente convidativo.

Enfim, foi muito bom ler mais uma história do mestre Morpheus. Mesmo para quem nunca terminou a história original, vale a pena ler essa aqui, embora, para aqueles mais familiarizados existam algumas aparições interessantes, como Caim e Abel. Mesmo assim, “Os Caçadores de Sonhos” é uma história fechadinha, com um final onde as lições não são enfiadas por sua goela abaixo.

*Desculpem pela falta de imagens, mas tentem achar imagens dessa HQ na internet...

Sandman Apresenta: Os Caçadores de Sonhos

Editora: Panini
Páginas: 148
Capa-dura; papel couché; volume único
Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário