Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

The Music of Marie - Resenha


Há algumas semanas eu entrei numas de ler mangás meio underground que não foram lançados aqui. Andei lendo Oyasumi Punpun, do mestre Inio Asano (Solanin) e até mesmo one-shots do Junji Ito (Uzumaki). Tudo com influência direta do Estranho, do blog Mangatologia e do Judeu Ateu, do Mangás Undergrounds. Mas a melhor indicação que peguei com eles foi fácil o mangá de dois volumes, The Music of Marie.

  Lançado no ano de 2001, de autoria de Usamaru Furuya, The Music of Marie é a prova final de que um mangá não precisa ter zilhões de volumes para ser bem contado e ter personagens bem desenvolvidos. Dois volumes, e uma história perfeita, muito bem estruturada, com reviravoltas fantásticas no finalzinho, que deixam o leitor voltando páginas pra ver se realmente aquilo faz sentido. Só pra descobrir que não só faz sentido, como também é jogado na sua cara o mangá inteiro e você não percebe.

  Além disso, em dois volumes o autor consegue trazer para a história questões fundamentais da existência humana. Não de forma inverossímil, ou jogada, mas de forma natural, orgânica, o que é bastante difícil de ver em qualquer mídia.

  É difícil dar uma sinopse desta obra. Pode-se dizer que é sobre dois amigos, que moram em um mundo onde ninguém briga, não existem desentendimentos, e uma mulher gigantesca fica flutuando no céu, como se vigiasse a todos. O mundo criado pelo autor é um espetáculo a parte, e ele usa praticamente todo o primeiro volume para mostrá-lo. Os costumes, os lugares, o modo de agir das pessoas, tudo foi tão bem pensado, que é difícil não tirar o chapéu pra história só por isso. È um mundo que realmente dá vontade de viver.




  Sério, qualquer coisa que se fale a mais sobre a história já é spoiler. Basta dizer que é pra ler. É obrigatório. É uma aula de como fazer uma história em quadrinhos. É um mangá pra ler e reler, pois muita coisa faz mais sentido a partir da segunda vez. Não há baixos nesse mangá: A arte é linda, a história é fantástica, os temas são importantes e muito bem abordados (é uma história totalmente adulta). Uma pena não existir publicação em português Mas o pessoal do Fuji Scan está lançando a tradução na internet aos poucos, dá pra acompanhar tranquilo. Mas se você manja um pouquinho de inglês, e quiser ler inteiro, não deixe de procurar. Vale muito a pena.


The Music of Marie - Usamaru Furuya

Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário