Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

The voices of a distant star - Review


A alguns meses comprei um One-shot na livraria que me chamou muito a atenção pela pequena sinopse "Muitos anos-luz separam um casal de amigos. Para continuarem próximos eles trocam mensagens pelo universo" essa é a premissa pela qual a história de The voices os a distant star gira, a tradução literal do titulo seria "As vozes de uma estrela distante" e digo que não me arrependo.

História


The voices os a distant star é um mangá volume único baseado em uma animação japonesa de mesmo nome escrita e animada por Makoto Shinkai, que se tornou famoso por ter feito a animação sozinho, isso mesmo, ele fez o anime longa metragem sem uma equipe ou produtora, e diga-se de passagem e o resultado foi muito bom.

O mangá conta a história de uma casal de amigos que se separam após Mikako Nagamine que é a garota, partir em uma viagem espacial para um planeta distante habitado por Tahcians que são um tipo de alienígenas primitivos. Noboru que o garoto fica na terra e continua levando sua vida normal, alias a história se passa no ano de 2046. Separados ambos guardam um amor não declarado um pelo outro e continuam se comunicando por mensagens eletrônicas enviadas através do espaço. Conforme Mikako vai se distanciando mais e mais da terra as mensagens começam a levar mais tempo para chegar e isso os vai afastando consequentemente.

Noboru descide então continuar a sua vida e tenta se relacionar com outras garotas para esquecer o seu amor que jaz tão distante. Em contrapartida Mikako enfrenta crises, medos e até traumas ao ver colegas de missão sendo mortos pelos tais alienígenas. Mesmo separados o amor dos dois permanece porém chega a um ponto que cada mensagem começa a levar cerca de um ano para chegar a terra, e assim aumentando o tempo gradativamente. Noboru já não sabe se deve esperar a "amiga" pela qual ele é apaixonado, pois a distancia é tão grande que talvez nunca mais se vejam ou consigam se falar.

Bom como essa história termina fica a critério de quem ler, mas o fim ficou muito bom na minha opinião. A história em geral tem uma premissa muito original, mesclando o clima de romance com um mundo em um futuro não exagerado unido a dramas crises e questionamentos sobre diversos ângulos e aspectos. O clima no mangá é bem bucólico e triste, sempre levantando perguntas sobre sentimentos e correspondência amorosa, porém de uma forma leve e agradável. Quero deixar claro que a relação dos dois apesar de ser situada em uma fantasia é extremamente real e humana. É difícil ver histórias que retratem com tanta verdade e humanidade a relação de duas pessoas tímidas que perderam a oportunidade de ficarem juntos.

Arte do mangá


O mangá vem com a proposta de levar a história do anime para as páginas sob os desenhos de Mizu Sahara que são competentes, mas na minha opinião genéricos no quesito designe de personagens, isso por que ao ler o mangá várias vezes me perdi, pois não sabia diferenciar alguns personagens. os cenários são simples, mas combinam bem com o clima que a história deseja passar. Apesar de escacez de detalhes nos cenários fica claro que a proposta do mangá não é ser quadro realista, pois o mangá se concentra na história e no drama vívido pelos personagens.

Para mim a arte do mangá me passou a impressão de que tudo aquilo era uma espécie de lembrança sendo mostrada ao leitor, pois quando temos lembranças elas se apresentam como imagens escassas de detalhes com partes brancas nos cantos. Claro isso no mangá, pois no anime tudo é nítido e claro. Para finalizar a capa do volume assim como as capas internas apresentam desenhos pintados em aquarela que passa a mesma sensação de leveza, simplicidade e tranquilidade da arte em geral.

Edição Brasileira


A capa do mangá é a mesma da original japonesa, a parte interna tem os desenhos também correspondentes nas edições japonessa e americana. No mangá publicado noa EUA as páginas iniciais são coloridas, já a nossa edição não teve esse tratamento especial, o que é uma pena, pois por ser um volume unico e ter pinturas em aquarela fica a sensação de que ficou faltando algo. A tradução está muito boa, assim como as adaptações na grafia interna do mangá. O papel é o habitual encontrado nos mangás da panini. O indice do mangá na minha opinião ficou muito simples e deixa a desejar. No geral a edição da panini ficou dentro da média devido ao valor e ao numero de páginas.

Considerações Finais


Recomendo The Voices os a Distant Star por ser uma leitura diferenciada, agradável e que adiciona bastante ao psicológico de quem lê, alem de conseguir ir criando uma expectativa para ao leitor a cada capítulo. Fique ai com o prologo do mangá para incentivar a sua leitura.


Eu tenho saudade de várias coisas.


Das nuvens de verão e da chuva gelada.


Do aroma do vento de outono e da maciez da terra na primavera.


Da sensação de conforto ao encontrar uma loja de conveniência aberta no meio da noite.


Do ar fresco no caminho de volta para casa depois da aula.


Do cheiro do apagador do quadro negro.


Eu sempre quis compartilhas essas sensações com você.


The Voices of a Distant Star

Volume único

Valor: R$ 10.90

242 Páginas

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário