Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mangá - Resenha: Basilisk O pergaminho secreto dos Kouga #1

Basilisk: O pergaminho secreto dos Kouga, é mais uma aposta da panini no mercado de seinens no Brasil.
O mangá conta a história de duas familias ninjas, ou clãs como queiram, sendo elas os Kouga e os Iga. Essas familias são rivais desde muito tempo, porém à alguns anos um pacto de paz foi firmado afim de evitar conflitos e derramamento de sangue. Essa trégua, porém não evitou a eterna richa entre as familias, sempre provocando um clima de tensão e rivalidade.

Tudo parece caminhar para a paz absoluta quando Gennosuke Kouga e Oboro Iga se apaixonam e desidem se casar para finalmente unir os clãs e consolidar seu amor. Seus Avós respectivamente concordam com a união e tudo tende a dar finalmente certo.

Certo dia o Xogum que é uma espécie de lider feudal da era Keichou que é a era na qual se passa a história vê que necessita de um herdeiro, porém está indesciso. Então convoca os lideres dos clãs Iga e Kouga para uma espécie de reunião para medir forças e tomar um decisão de quem é o mais apto. A disputa resulta em empate e é então que que tudo é comprometido, o Xogum decide anular o tratado de paz entre os clãs e inicia uma guerra onde o clã que eliminar os dez ninjas do clã oponente e marcar os nomes dos oponentes mortos com sangue vence a disputa.

Sem saber disso, os planos de unificação de Gennosuke e Oboro vão por aguá abaixo.
Essa é a premissa inicial do mangá.

Muita gente tem comparado a história com uma especie de Romeu e Julieta, mas os elemnetos da história e contexto de que a união foi permitida pelas familias dissolvem totalmente essa comparação. A história do mangá é baseada no livro de mesmo nome publicadoem 1955 e escrito por Futaro Yamado que veio a falecer em 28 de julho de 2001. Os desenhos são de Masaki Segawa e são de fazer o cara babar tamanho detalhamento e perfeição além de dar a clara impressão que os personagens estão realmente se movimentando. O mangá foi publicado de 2003 à 2004 na revista "Upper".

Basilisk já havia recebido outras adaptações para mangá, porém esta é considerada a mais bem acabada e por consequência recebeu diversos prêmios chegando a receber uma versão em anime baseada nesse mesmo mangá, porém inferior ao mesmo.

A versão da Panini ficou muito boa, com páginas coloridas de altíssima qualidade. A impressão não sai por menos e está excelente, o papel das outras páginas está igualmente bom. A capa da frente segue o mesmo padrão da versão japonesa e americana, porém a fonte das letras do nome "Basilisk" estão diferentes, já que a fonte original era mais estilizada, o motivo dessa alteração não se sabe, mas não é nada que atrapalhe ou que se sinta falta. A capa de  traz tem uma sinopse, a contra capa da frente traz um desenho colorido e a da parte de traz as biografias do autor e desenhista.

A tradução segue o mesmo padrão e foi muito bem adaptada, além de não conter erros de grámatica, e conter um texto mais formal que se lê de uma forma leve ao mesmo tempo. O mangá traz também como de costume um Glossarário muito rico em referências da época em que se passa a história.

Em geral a edição está excelente e acima da média, com um preço convidativo e um material de qualidade.
A história se desenvolve de uma maneira eficiente e conta com muita violência incluido até partes de nudez sendo recomendado para maiores de 18 anos como indica a classificação do mangá. De forma geral o mangá me agradou bastante e a história aos poucos vai mostrando sua própria originalidade ao mesmo tempo que cativa com uma trama que faz você sentir tensão a cada plano e conspiração arquitetados pelos personagens.
Esperemos as próximas edições para vermos como a história irá avançar.

Mangá: Basilisk: O pergaminho Secreto dos Kouga.
Numero de páginas: 228
Volumes: 1/5
Periodicidade: Bimestral.
Valor: 10.90 R$
Editora: Panini

Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário