Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mangá - Resenha: Astral Project


Quando eu vi esse mangá na livraria ele me chamou a atenção a primeira vista. Não só pela capa meio incomum mas pela sinopse que vem na capa de trás, na qual trás de forma bem eficiente o que a história tem a apresentar.

Astral Project é um mangá Seinen, que nada mais é um estilo ou melhor, um gênero de histórias mais adultas, fugindo um pouco dos famosos Shounens que são mangás mais populares com histórias de superação e aventuras ao estilo dos famosos Dragon Ball, Naruto, Bleach e One Piece da vida.

Em Astral Project a trama tem uma abordagem mais adulta e mesmo que por vezes a história tenha seus elementos de ficção cientifica, metafísica e sobrenatural esta se mostra mais realista e mais verdadeira ao mesmo tempo, ou seja, ao longo da história vemos personagens com vidas normais, com dificuldades do dia a dia, elementos do nosso cotidiano. Muita gente pode torcer o nariz para uma história nesse estilo e âmbito, porém é ai que reside o ponto forte do mangá. Bom chega de enrolação e vamos ao resumo da história.
Não se preocupem não haverá spoilers.

Astral Project conta a história de Masahiko um jovem que trabalha como motorista de prostitutas de luxo agenciadas pela Yakuza. Seu serviço é levar as prostitutas que são antigas celebridades que perderam a fama e as luzes dos holofotes em seus encontros com empresários em diversos lugares.
Masahiko mora sozinho, pois saiu de casa muito cedo após uma briga grave com seu pai, lá ele deixou seu pai, mãe e irmã mais velha, por esse motivo teve que se virar já muito jovem para poder se sustentar, foi então que conseguiu o trabalho de motorista.

Certa noite Masahiko recebe a noticia que sua irmã veio a falecer, ela era a pessoa da família com quem ele mais tinha proximidade e afeto. Chocado pela noticia Masahiko vai até sua antiga casa e reencontra sua mãe, convidado a entrar ele vai até o quarto da irmã e encontra o local exatamente do jeito que sua irmã havia deixado enquanto estava viva. Tomado pela tristeza ele parece não acreditar no que aconteceu e começa a se questionar se ela poderia ter cometido suicídio, mas o que a levaria a tal ato? Seu pai que era um chefe de família autoritário e rigoroso, ou depressão? É então que algo peculiar chama a atenção de Masahiko, um CD de jazz  do compositor americano Albert Ayller. Por que sua irmã estava escutando aquele CD antes de morrer?

Ao chegar em sua casa Masahiko coloca o intrigante CD para tocar e é então que sua alma sai de seu corpo, logo uma pergunta agonizante surge; Sua irmã estaria morta de verdade ou ela simplesmente saiu do corpo e não conseguiu voltar? Esta é a premissa para a história de Astral Project, onde Masahiko ao explorar mais a experiencia de sair do corpo à noite irá descobrir que existem mais coisas por de trás da projeção astral, como entidades hetérias e uma organização com intenções conspiratórias. Quer saber mais? Pois então leia o mangá.

A parte técnica do mangá agrada muito também, com desenhos incrivelmente detalhados  de Syuji takeya e traços ao estilo Seinen, Astral Project se mostra um dos mangás mais bonitos do ano no quesito desenho e um dos mais legais que eu já li. Além do traço competente o nivel de detalhes é de literalmente encher os olhos. Outro detalhe muito interessante também caracteristico deste gênero são paginas com fotocolagem, onde os fundo de algumas páginas são fotos reais e os personagens são desenhados, porém tudo é colocado e interage de uma forma primorosa.
O roteiro é muito bem desenvolvido de Garon Tsuchiya (pseudônimo Marginal), a história se desenvolve no começo de uma forma lenta, mas agrádavel, lenta não no sentido em que você lê as páginas, mas sim em como as coisas vão se desenvolvendo dentro do roteiro.


O mangá foi recentemente publicano no Brasil pela Panini e conta com 4 volumes completos, a nossa edição ficou excelente com um papel de boa qualidade e uma impressão caprichada, onde se pode apreciar todos os detalhes do desenho. A capa também foi muito bem adaptada e segue o padrão da edição japonesa e americana sem nenhum acréscimo.

A edição da Panini também trás como de costume em seus mangás um glossário muito bem feito com as explicações das referencias que são feitas no mangá. A tradução e adaptação para a nossa linguá não sai por menos e está impecável sem erros gramáticos que eu tenha notado.

Em fim este é Astral Project um mangá Seinen que com certeza entra pra lista dos melhores mangás já publicados por aqui, com uma temática adulta e ao mesmo tempo intrigante e uma arte e traço arrebatadores aliado a um roteiro bem sustentado que se mantem no nível do início ao fim.

Mangá: Astral Project.
Número de páginas: 256
Volumes: 4 / Completo
Periodicidade: Bimestral
Valor: 10.90 R$
Editora: Panini

Se você se interessou pelo mangá e quer comprá-lo pode conseguir encomendando no site da panini ou com o seu jornaleiro/banca de revistas, além de poder comprar através de sites especializados em Mangás ou através do site do http//www.mercadolivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário