Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

Memories of Emanon - Resenha




Pois é... uns dias atrás comecei a baixar vários mangás que não temos lançados no Brasil, por isso só em scan mesmo (sempre bom lembrar que eu só leio por scan o que não está oficialmente lançado no Brasil ou é muito difícil de conseguir importado dos States).

  Um deles foi Memories of Emanon, escrita por Shinji Kajio e desenhada por Kenji Tsuruta, uma mangá curtinho (só um volume, tem continuação, mas o manga se fecha nele mesmo) e espetacular.

  Conta a história de um garoto aficionado por ficção científica, que voltando de uma de suas viagens aventurescas sem rumo, encontra uma garota chamada Emanon (a brincadeira com o nome dela é muito legal) que diz ter 3 bilhões de anos de memórias. Desde o início da vida na terra. Então eles passam algumas horas juntos em um barco, que é onde a história se desenrola. Tratando-se de um mangá de um volume, não dá pra falar mais sobre a história sem dar spoiler.

  Posso dizer, porém, que a história não é lá tão complexa, mas em sua simplicidade, encanta. Hoje de madrugada eu ia ler apenas um capítulo, mas acabei lendo tudo. É fluído, econômico nas palavras e muito agradável. A sensação que a história passa é e uma leveza... difícil de explicar. Tudo isso é ajudado pela arte lindíssima, que captura os sentimentos com delicadeza.  

  O traço de Tsuruta é diferente do normal (chega a lembrar um pouco, bem pouco, Inio Asano), e o design dos personagens é excepcional. Emanon mesmo é incrível. Shinji Kajio fala no posfácio que a personagem é seu ideal de beleza: Usando jeans, com sardas e longos cabelos lisos e... fumando um cigarro! Ele diz que provavelmente essa imagem foi influenciada pela sub-cultura hippie dos anos 70. E funciona perfeitamente. Emanon transparece um carisma o tempo inteiro, seja com qual idade ela seja representada. O design do garoto também é muito legal. Vale ressaltar a qualidade da narrativa visual. Existem várias passagens só de desenhos, seqüências de páginas duplas, sempre muito bem diagramadas.

  Finalizando, leia Memories  of Emanon. Eu li em inglês, mas descobri hoje que o pessoal do Fuji Scan traduziram a história para o português! Não tem desculpa! Um voluminho só, leva alguns minutos para ler, no máximo uma horinha se você ficar babando em cima dos desenhos. Uma hora que eu garanto, vai compensar muito!

Nota: 9,5

Um comentário: