Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Mito de Arata - Vale a pena comprar?



Resenhas dos volumes anteriores: Volume 1 / Volume 2

Uau... A quanto tempo não escrevo nada para o blog. Ou melhor, escrevi muita coisa que ficou inacabada e não publiquei. Mas ok, vou tentar restabelecer um ritmo.

  Desta vez, volto a falar de um mangá do qual já comentei os dois primeiros volumes: O Mito de Arata. Só que eu não vou mais falar de cada volume, agora só vou trazer a obra a uma postagem quando achar que devo chamar a atenção para a série. E bom, acontece que tendo lido até o volume cinco já é possível dar um veredicto final sobre se vale ou não a pena comprar esse mangá. Então vamos aos comentários sobre a obra.

  Se você acompanhou minhas resenhas de Deadman Wonderland, você sabe o quanto aquele mangá me 
decepcionou, e que na minha opinião, desperdiçou algo que podia ter potencial com banalidades e clichês sem propósito.  Com O Mito de Arata foi o total oposto.

  Eu comprei o mangá sem saber nada sobre ele. Só sabia que era de uma autora de shoujos fazendo um shonen. Ponto. Nas resenhas dos dois primeiros volumes eu já falei que começa clichê ao extremo, e também que tem uma melhora considerável do volume um pro dois. O terceiro segue mais ou menos no nível do segundo, mas a partir do quarto, a coisa dá um “up” legal. Os clichês diminuíram muito, e algumas idéias realmente interessantes apareceram.

  No volume quatro, temos alguns novos personagens muito legais e uma sacada espetacular no finalzinho. Mas o volume melhora muito da metade pra frente. No início, coisa de uns quatro capítulos, a história parece bem parada, mas na verdade, Yuu Watase está apenas construindo o caminho pra te surpreender no final. De qualquer forma, é no último capítulo que está a sacada (eu estava conversando com o meu amigo Éd outro dia e disse que não tinha achado tão legal a “parte das crianças”, mas isso foi por que eu não tinha lido o último capítulo... DUH!), e ela faz todo o volume valer a pena.

  Mas o quinto volume é fácil o melhor até aqui, como um todo. Além de começar com um capítulo que fecha a trama iniciada no capítulo anterior com um beleza e simplicidade tocantes, ainda acrescenta uma nova personagem (Oribe, a personagem na capa do volume - foto no início do post) no mundo “real” que tem um carisma imediato, uma personalidade forte e que introduz de maneira suave (sem trocadilhos) alguns questionamentos universais. Como se não bastasse, Watase gasta metade do volume construindo a personalidade de um personagem até então deixado meio de lado, mas que protagoniza uma grande reviravolta nos últimos capítulos. Algo que eu definitivamente não esperava! Outra coisa que ajuda esse volume a ser o melhor na minha opinião, é o fato de que Yuu Watase parece evoluir novamente. O ritmo desse volume é frenético, é gostoso de se ler como só alguns dos melhores mangás são. Os problemas de continuidade na narrativa visual, coisa que eu reclamei no primeiro volume e no segundo, desaparecem aqui. Tudo está 100%. A surpresa no fim do volume anterior poderia torná-lo o melhor, mas no quinto temos no mínimo uma surpresa grande (contada magistralmente pela autora em uma seqüência de tirar o fôlego), uma narrativa visual muito evoluída em comparação com os volumes anteriores (temos até algumas soluções visuais bem diferentes do que estamos acostumados em mangás shonen), o aparecimento de uma personagem excelente, talvez a melhor até aqui (e também sooooo cute!) e um ritmo maravilhoso.

  O parágrafo anterior faz com que tudo pareça um mar de rosas. Não é, mas também não tem nada que possamos reclamar de boca cheia. Algumas coisas sempre vão ser previsíveis pra quem lê muito, assiste muito. Existem clichês difíceis de fugir (e que até mesmo, se fossem evitados, tiraria um pouco a graça). E na verdade, os detalhes não são importantes. O importante é que O Mito de Arata é uma das maiores surpresas no mercado nacional de mangás. Ninguém conhecia antes de ser anunciado, poucos botaram fé antes do lançamento (eu coloquei hehe), mas agora está na hora de pararmos de comprar porcarias atômicas como DW e darmos uma chance para algo não tão famoso, mais simples em sua premissa, mas infinitamente mais agradável.


O Mito de Arata - Yuu Watase


Editora: Panini
Volumes publicados no Brasil: 05
Volumes Publicados no Japão: 15 (em andamento)
Preço: R$ 10,90

4 comentários:

  1. Concordo com você!^^ E o mangá fica cada vez melhor. Acabei d terminar o volume 7! Você sabe qntos volumes, mais ou menos, vão ser no total? (hehe) Adorei seu texto :)

    ResponderExcluir
  2. Amigo(a) anônimo(a), obrigado pelo comentário! Respondendo a sua pergunta, o mangá tem se não me engano, 17 volumes publicados no Japão, e continua em publicação. Por tanto, não é possível fazer uma previsão de quantos vão ser no total. O certo é que ainda temos muita estrada pela frente, e espero que seja sem´re tão legal quanto esses primeiros volumes!

    ResponderExcluir
  3. olha estava pesquisando sobre esse manga(pois acabei de ganhalo no volume 7)e, encontrei o seu blog e gostei muito, show nota dez.Você poderia me dizer de quanto em quanto meses sai os volumes deste mangá?Se puder me ajudar agradeço.E você poderia me dizer um site confiavel de comprar mangas

    ResponderExcluir
  4. Yuu Watase é uma grande autora, apesar de Fushigi Yuugi ser shoujo, ela mistura mito com realidade, dessa vez em shounen...

    ResponderExcluir