Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Semana de Filmes #1


Olá pra quem acompanha o blog! Hoje vou estrear um novo tipo de postagem, em que eu vou comentar brevemente os filmes que eu vi durante a semana e não fiz uma análise mais detalhada. Assim não deixo de falar sobre os filmes que não possuem uma resenha própria. Bom, sem enrolação, vamos aos filmes!

American Splendor (2003)

Trata-se do filme sobre a vida do quadrinista Harvey Pekar, célebre por suas histórias autobiográficas simples sobre o cotidiano. O filme é composto por cenas encenadas, onde Harvey é interpretado pelo espetacular Paul Giamatti, e por cenas reais, do próprio Harvey dando depoimentos, ou até por imagens de arquivo reais. A forma como tudo é intercalado é em essência, maravilhosa. As transições entre passagens reais e encenadas são muito criativas e dinâmicas. Além disso, o filme é muito engraçado. Estou lendo agora o que acredito ser a única obra de Harvey Pekar lançada no Brasil, Bob & Harv: Dois Anti-Heróis Americanos, que reúne as histórias publicadas por Harvey ao lado de seu amigo, o famoso desenhista Robert Crumb. Recomendo a leitura deste álbum lindíssimo lançado pela Conrad, está com um preço excelente no Submarino, e lê-lo causa uma identificação imediata com algumas cenas retiradas diretamente das histórias.

Nota: 9,0

Jovens Adultos (2011)

O mais novo fruto da parceria entre Jason Reitman e Diablo Cody (Juno, 2007). Gostei do filme quase inteiro. O final meio que descamba tudo, mas mesmo assim, possui uma mensagem contundente dentro dos parâmetros sociais de hoje. O eu quero dizer com isso é que Cody passa uma mensagem um tanto quanto conformista, porém, anti-materialista. A personagem central é insensível e odiosa, o que só fica reforçado pela ótima atuação de Charlize Theron, e também é, como o título sugere, uma adulta com uma mentalidade adolescente. No geral, é um bom filme, mas não passa disso. Juno continua sendo o melhor filme de Diablo Cody, que parece não acertar a mão depois da meteórica estréia.

Nota: 6,0

Compramos Um Zoológico (2012)

Não é novidade pra quem me conhece ou mesmo acompanha meus blogs, que sou fã de carteirinha de Cameron Crowe. Jerry Maguire, Quase Famosos, Elizabethtown... Filmes que eu adoro, e por isso esperava bastante deste lançamento com seu nome na direção. O problema foi quando eu descobri que o roteiro não era dele, aí minhas expectativas caíram. Porém, não é um filme ruim. Matt Damon segura bem as pontas, ajudado por um elenco muito bom, como Scarlett Johansson e Elle Fanning. Damon interpreta um cara que perdeu a mulher recentemente e se muda com seus filhos para um local no interior, mais precisamente, um zoológico fechado. Cabe a ele então colocar o lugar em ordem para poderem reinaugurar. A partir dessa premissa, desenrola-se o filme família habitual, contendo problemas entre pai e filho, dificuldades de esquecer a perda da esposa/mãe e por aí vai. Não é ruim, mas poderia ser melhor. Quem conhece as obras supracitadas de Cameron Crowe sabe que ele consegue falar desse tipo de coisa cotidiana sem soar piegas ou forçado. Mas aqui, simplesmente falta um pouco de delicadeza do roteiro, e também da direção de Crowe, que poderia ter mudado uma coisinha aqui e outra ali. É sabido que ele é melhor roteirista do que diretor.

Nota: 7,0

Fanboys (2009)

Um grupo de amigos nerds do colégio se reúne para uma viajem que planejam desde a infância: Entrar no rancho Skywalker e, nesse caso, roubar a cópia preliminar do lançamento do ano: Star Wars: A Ameaça Fantasma.
Eis um bom filme de comédia para os nerds em geral. Virado em referências e citações e até, participações especiais em várias e várias cenas, o filme é divertidíssimo pra que ama Star Wars, Star Trek e até mesmo Zelda e quadrinhos. Contém algumas piadas forçadas, mas a maioria funciona bem. O roteiro do filme é de Ernest Cline, o nerd assumido que recentemente lançou o livro best seller Jogador Nº 1.
Nota: 7,5

You Don’t Know Jack (2010)

Poucas coisas pra dizer sobre este filme, resumo: Al Pacino em grande atuação, tema central delicado e contundente, grande elenco de apoio. Resumindo mais ainda: Assista.

Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário