Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Se não assistiu, assista! - Chuck


São 05:37 da manhã, e eu acabei de terminar de ver o último episódio de Chuck. Nada mais justo então do que dar a minha opinião sobre a série inteira, o que não quer dizer que vá ser algo necessariamente longo, e depois uma opinião sobre o final.

Chuck começa bem, mas morno. O primeiro episódio da primeira temporada é ótimo, e depois varia de um para o outro. Alguns muito bons, como a “homenagem” a The O.C. ali perto do final da temporada, e outros nem tanto. Sempre divertidos no entanto(rimou tanto com tanto!).

A segunda temporada começa a ter uma trama própria, uma linha de história que conecta melhor um episódio no outro e tem menos episódios “filler”, o que é ótimo e dá aquela vontade maior de ver um episódio atrás do outro.

Não, eu não vou falar de cada temporada separadamente, só vou dizer que a partir da terceira, a coisa pega preço, e que o plot toma um rumo inesperado e muito mais viciante. Assisti toda a terceira temporada em poucos dias, chegava a ver sete ou oito episódios numa madrugada, e assim segui quase até o final, onde dei uma diminuída no passo pra adiar o fim.

Josh Schwartz, um dos criadores, também criou outra série excelente, a já mencionada The O.C., que por acaso vem a ser minha série favorita. Em chuck não dá pra perceber tanto a mão dele, me parece, e corrija-me se eu estiver errado, que quem cuidou mais da série foi Chris Fedak, o outro criador. Claro, se você amava as referências a cultura pop presentes em O.C., vai continuar se deliciando com as nerdisses dos personagens em Chuck. Star Wars, Final Fantasy, quadrinhos, filmes do Spielberg, está tudo lá.

A série é repleta de personagens incrivelmente carismáticos, e é impressionante ver como os autores conseguiram deixar todos eles interessantes ainda até o fim, incluindo a dupla Jeff e Lester, que são um show a parte pra quem gosta de rir.

Estou sentindo esse texto ficar mecânico de mais, como se fosse escrito por um robô. Sou só eu? Achei que não... Então vamos concertar isso falando dos dois últimos episódios da série.Não se preocupe, sem spoillers.

Quando achamos que tudo já tinha acontecido e que não dava pra acontecer nada mais de interessante, chega o penúltimo episódio, que sinceramente, me deixou apreensivo demais! Chuck nunca primou por uma trama muito bem amarradinha, várias vezes eu senti ficarem algumas pontas soltas na trama, mas sempre foi muito bem escrita, principalmente os diálogos. E nesse episódio a coisa te deixa desconfortável. Pela primeira vez na série você sente que algo terrível pode acontecer a qualquer momento. Então chega o últmo episódio e meu amigo... Pode ser que ele fique mais morno que o anterior durante boa parte da sua duração, mas quando estamos nos últimos momentos e você pensa que as coisas vão acontecer da maneira mais clichê e previsível possível (e não digo que talvez isso não me agradasse também...), as coisas acontecem de uma forma surpreendente, em que você se lembra de várias coisas que aconteceram no passado, e a cena final encerra com chave de ouro. Eu prometi não dar spoillers, mas posso dizer que foi lindo! Mais verissímil do que se esperava, mais verdadeiro, mais romântico (em todos os sentidos da palavra) e mil vezes mais emocionante. Creio que o final de Chuck supera o de O.C., embora não a série como um todo. Em Chuck, os criadores tiveram tempo de planejar um final elaborado, enquanto em O.C. o final veio de repente, como um soco na cara.

Acabou. Mas é aquele tipo de série que dá pra olhar várias e várias vezes, assim como The O.C. O humor não perde a graça (a prova disso é que eu ri de uma piada do primeiro episódio que aparece em um flashback na quinta), os personagens continuam emocionando e a série como um todo, divertindo. Que venham mais criações do tio Josh e do tio Chris! Já estou com saudade.



• Só pra constar: Chuck tem uma das aberturas mais legais de todas as séries que eu já vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário